“Com Maria somos peregrinos da esperança”

Destaque"Com Maria somos peregrinos da esperança"

O sábado, 13 de abril, foi um dia de festa para nossa paróquia, pois foi apresentado para a comunidade o tema que vai iluminar as reflexões da Trezena de Nossa Senhora de Fátima neste ano de 2024. “Com Maria somos peregrinos da esperança”.
É comum que as paróquias usem como base algum documento da Igreja ou como no caso deste ano algum Ano proposto pelo Santo Padre. o Papa. para escolher o tema de suas festas.
Este ano de 2024, escolhemos o tema de nossa festa para nos ajudar na preparação para o Jubileu de 2025. A cada 25 anos, a Igreja celebra um Jubileu, ou Ano Santo, com o tema “peregrinos da esperança”. Os jubileus são tempos de graças especiais e envolvem a Igreja inteira, sendo destinados à reconciliação, ao perdão, à promoção de iniciativas voltadas à caridade, à justiça e à paz. As iniciativas do jubileu, religiosas, culturais e sociais, podem ser muito variadas.

O Catecismo da Igreja define a esperança como “a virtude teologal pela qual desejamos como nossa felicidade o reino dos céus e a vida eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo e nos apoiando, não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo” (no 1817). E a esperança cristã baseia-se na palavra de Deus e na fidelidade de Deus às suas promessas: “Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer, pois, aquele que fez a promessa é fiel” (Hb 10,23).

O tema da nossa trezena foi apresentado durante a celebração das 17h no santuário e foi presidida pelo Frei Reinaldo dos Santos Pereira e concelebrada pelo ministro provincial Frei Moacir Casagrande e pelo vigário Frei Venildo Trevisan.

Além do tema central da trezena, “Com Maria somos peregrinos da esperança”, foi escolhido o canto de Maria quando encontrou Isabel, o Magnificat.

A oração do Magnificat é uma oração de louvor, um canto de exaltação. A própria palavra Magnificat significa “engrandece”, ou seja, quando a rezamos, proclamamos essa grandeza de Deus em nossas vidas, agradecendo e adorando ao Senhor por Sua providência”. Está no Evangelho de Lucas 1,46-55. Em cada um dos treze dias iremos refletir um versículo desta oração.

Após a missa houve um adesivaço nos carros dos nossos paroquianos.

Informações relacionadas

Confira outras tags:

Publicações mais populares