Uma boa Semana Santa exige uma boa vivência da Quaresma

NotíciasUma boa Semana Santa exige uma boa vivência da Quaresma

Nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, a Igreja celebra o início de um tempo bastante forte da vida cristã, a Santa Quaresma, período que fazemos memória dos 40 dias que Jesus passou no deserto sendo tentado pelo demônio.

Nesta celebração de Quarta Feira de Cinzas, os fiéis que participarem da celebração recebem a imposição das Cinzas que simboliza este período de retiro, de conversão de estarmos mais atentos à Palavra do Senhor.

Na Quaresma a Igreja se veste de roxo, cor que nos lembra um período de retiro que nos faz refletir sobre ações e modos que estamos vivendo a vida dentro e fora da Igreja.
A Quaresma é o período que vivemos nos preparando para celebrarmos o Mistério da nossa fé: a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo.

A Igreja nos apresenta três pilares que nos auxiliam a viver bem a Quaresma: a Oração o Jejum e a Caridade

A Oração nos aproxima, é o canal que nos aproxima de Deus, o exercício da oração combate o orgulho que existe dentro de nós e que tanto nos afasta de Deus.
O Jejum ou a Penitência é a prática que muito se usa neste tempo, na Quaresma muitos de nós católicos devemos fazer alguma penitência, seja deixar de comer algum alimento durante estes 40 dias, mas a maior penitência é não falar mal e nem tentar julgar os irmãos e irmãs.

Na Caridade experimentamos e vivenciamos a misericórdia de Deus e o Senhor pede a nossa ajuda aos irmãos.

Neste período uma das palavras que mais vamos escutar é conversão, abrirmos e prepararmos o nosso coração para que assim possamos nos preparar para vivermos bem a Semana mais importante da nossa vida cristã, que é a Semana Santa.

Informações relacionadas

Confira outras tags:

Publicações mais populares