Ordem Franciscana Secular

Pastorais e MovimentosOrdem Franciscana Secular

Fraternidade Santa Clara

A Ordem Franciscana Secular é a união orgânica de todas as Fraternidades Católicas, cujos membros, impelidos pelo Espírito Santo, se comprometem, pela Profissão, a viverem o Evangelho, à maneira de São Francisco, no seu estado secular, observando a Regra aprovada pela Igreja. Reconhecendo São Francisco como pai, inspirador, modelo e fundador.

Na nossa paróquia é denominada Fraternidade Santa Clara.

Integrada à Família Franciscana, que são todos aqueles membros do Povo de Deus, leigos, religiosos e sacerdotes que se sentem chamados ao seguimento do Cristo na trilha de São Francisco de Assis, os irmãos franciscanos buscam viver em Fraternidade. Entendendo fraternidade como o grupo de irmãos que vivem em uma determinada localidade e se reúnem periodicamente, para se ajudarem a viver a vocação, isto é, para viverem o Evangelho em comunhão fraterna.

Assim, a Ordem Franciscana Secular:

a) É uma escola de espiritualidade, onde se aprende a vivência do Evangelho segundo o espírito de São Francisco de Assis.
b) Tem o Evangelho como norma de vida.
c) Recomenda ler, meditar e assimilar diariamente um trecho do Evangelho e vivê-lo.
d) Nos diz que a vida e os escritos de São Francisco são fontes que nos comunicam a humildade, minoridade, fraternidade, alegria e a cortesia franciscana.
e) Nos afirma que a formação franciscana não está limitada a um tempo, mas dura toda a vida até a união total com Deus na eternidade.
f) Nos ensina que após nosso encontro com a irmã morte, continuará em comunhão com nossos irmãos, recebendo deles as orações.

Nos ensina que ser franciscano secular é ser testemunha da Paz e Bem a todas as criaturas animadas e inanimadas e cumprir fielmente as obrigações próprias de cada um nas diversas situações da vida, seguindo o Cristo pobre e crucificado.

Procurando resumir qual é o Apostolado do franciscano secular, poderíamos dizer:

a) Anunciar Cristo pela vida e pela palavra no ambiente em que vive.
b) Exercer em comunhão com o Papa, Bispos e Sacerdotes as diversas formas de apostolado proposto pela Igreja Particular.
c) A Regra e Vida ainda encarrega os irmãos franciscanos a apostolados especiais: a promoção da justiça; a estima ao trabalho como participação na criação, redenção e serviço aos homens; a edificação da família dentro dos princípios cristãos e o testemunho do conceito franciscano da Fraternidade Universal; ser portador da Paz.

Daí nossa saudação “Paz e Bem!”, que encerra o seguinte sentido: Eu lhe desejo o Bem, todo o Bem que é Deus e o Bem que procede de Deus; a Paz, a Paz verdadeira que provém de Deus, a salvação em Cristo Jesus.

Paz e Bem!

E nesse sentimento, a Fraternidade o convida para congregar e participar conosco!!. Nossas reuniões ocorrem todo 2º (segundo) e 4º (quarto) domingo do mês às 16h e 30m no Santuário de Fátima.

Informações relacionadas

Congregação Mariana

Equipe de Eventos e Promoções

Escola de Arte e Costura

Confira outras tags:

Publicações mais populares