Seja um Dizimista

O dízimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o “Evangelho da alegria”

O que é o Dízimo?

O dízimo é expressão de fé e do compromisso com Deus, inclusive como ação de graças por quem Ele é e pelo que faz constantemente por nós. É contribuição para com a comunidade, da qual fazemos parte pelo batismo. É partilha que nasce do amor aos irmãos e irmãs, especialmente em relação aos empobrecidos. O dízimo se situa no âmbito da fé cristã. A Pastoral do Dízimo se insere adequadamente na Pastoral de conjunto, em perspectiva de evangelização, como um dos elementos da conversão pastoral.

Com quanto se deve contribuir?

O ideal é que cada católico contribua com aquilo que o seu coração generoso sugerir, sendo essa quantia importante e significativa. Ela não deve estar presa a nenhuma porcentagem, já que esta foi extinta pelos Bispos (cf. Est. 8 p. 5; Doc 106, n. 10).

Características do Dízimo

  • É relacionado com a experiência de Deus e com o amor fraterno
  • É um compromisso moral dos fiéis com a Igreja
  • É fixado de acordo com a consciência retamente formada
  • É sistemático e periódico

Foi a Igreja em quem inventou o Dízimo?

Não! O dízimo nasceu espontaneamente do coração do homem e da mulher, muito antes da Igreja ser instituída por Jesus. Já nos tempos do Antigo Testamento, o dízimo era uma das formas pela qual o povo louvava a Deus e sustentava a comunidade (cf. Gn 14,18-20; 28,20-22; Nm 18,25-32; Dt 12, 6.11.17; Lv 27,30-33; Tb 1,6-8; Ml 3,8-10).

A principal fundamentação do dízimo encontra-se na Sagrada Escritura. Esta deve ser lida em comunhão com a Igreja – que é a casa da palavra – para evitar distorções ou reduções de seu significado. Antes de tudo, é preciso recordar que a Revelação divina é progressiva e orientada para Cristo. Isso permite compreender o que é essencial no dízimo, distinguindo-o das diversas formas que ele assumiu ao longo da narrativa bíblica e da história da Igreja.

Dimensões do Dízimo

Dimensão religiosa: tem a ver com a relação do cristão com Deus. Essa dimensão insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã. A partir da relação com Deus, a relação com os bens materiais e com o seu correto uso, à luz da fé ganha novo significado.

Dimensão eclesial: é a consciência de ser membro da Igreja, pela qual o fiel é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver a sua missão.

Dimensão missionária: Por meio desta dimensão, o fiel corresponsável por sua comunidade toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem provar suas necessidades com os próprios recursos e precisam da colaboração de outras.

Dimensão caritativa: manifestada nos cuidados com os pobres, é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência.

spot_img

A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e funcionamento do dízimo e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular. O processo da implantação do dízimo aprofunda a compreensão da fé, a consciência da pertença a uma Igreja particular e reforça a pastoral de conjunto.

Oração do Dizimista

Recebei, Senhor, a minha oferta.

ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.

não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.

não é o resto que sobra que vos ofereço.

esta importância, Senhor, representa a minha gratidão

e o meu reconhecimento, pois se tenho algo,

é porque Vós me destes.

Amém!

Preencha o formulário abaixo






    SimNão

    AUTORIZAÇÃO

    Autorizo o uso de meus dados com a finalidade de identificar-me e receber retornos através dos meios informados. Este site respeita a lei geral de proteção de dados.

    Seja Dizimista!