Frei Junio Cesar Roza
Maria foi pensada, amada e escolhida por Deus para nos trazer o redentor da humanidade, Jesus Cristo. Por isso a Igreja reconhece e venera Maria sob inúmeros aspectos, nomes e títulos, sempre apresentando-a como a mulher do silencio. Silencio necessário que leva à escuta e convida a partir dessa mesma escuta buscar fazer em tudo a vontade do Pai.
Nossa paróquia recebe o título e o signo de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, por isso somos mais intimamente chamados a aprender de Maria os segredos do verdadeiro discipulado de Jesus, num sincero acolhimento à vontade de Deus e no serviço aos irmãos, vivendo com simplicidade uma vida de oração condizente com o modelo de vida crista, sendo em nosso tempo e espaço, “testemunhas” de Cristo.
Maria em sua disponibilidade, obediência e entrega, tornou-se para nós, portadora da salvação, ao trazer em seu ventre o “verbo encarnado”, Jesus Cristo, boa notícia de Deus para seus filhos. É no gesto acolhedor de Maria que a Igreja sua maior razão ser de amar e de servir. Se hoje somos chamados a sermos uma Igreja acolhedora, servidora e missionária, tudo isso deve-se ao gesto primeiro de Maria. “Eis aqui a servidora do senhor, faça-se em mim a tua vontade”. (Cf Lc 1,38)
Ela nos mostra com sua vida que no seguimento de Jesus, faz-se necessário abraçar uma autêntica vida fundamentada no acolhimento e na fidelidade de Jesus Cristo e de sua palavra salvadora. É isso que no meio dos sofrimentos, das encruzilhadas, das dificuldades da vida, faz com que não percamos o caminho. É o pedido materno de Maria que nos orienta para seu Filho Jesus, “Fazei tudo o que ele vos disser”. (Cf Jo 2,5)
Nessa perspectiva a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a partir de agosto de 2015 à outubro de 2017, comemorando neste período os 100 anos da Aparição em Fátima, Portugal, através de seu pároco, estará visitando todas as casas pertencentes à paróquia e ao mesmo tempo divulgando, difundindo ainda mais a devoção mariana e sua importância, pois Maria de Nazaré é um exemplo perfeito e claro de quem fez da fé uma postura de vida, e por isso é a discípula cheia de fé e modelo de seguimento a Jesus Cristo ao qual todos somos chamados. E esse é o convide que a paróquia faz carinhosamente à você. Abra a porta da tua casa e receba Maria.